Doxitabs 200mg Antibiótico para Cães e Gatos Biovet
Doxitabs 200mg Antibiótico para Cães e Gatos Biovet, é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções de cães e gatos causadas pelos agentes etiológicos listados abaixo, incluindo o tratamento da Erliquiose canina.
Cães: Ehrlichia canis, Staphylococcus aureus, Streptococcus canis, Trueperella pyogenes e
Streptococcus dysgalactiae.
Gatos: Staphylococcus aureus e Streptococcus canis.
O Doxitabs é apresentado na forma de comprimidos palatáveis a base de doxiciclina, antimicrobiano da família das tetraciclinas, que atua inibindo a síntese proteica dos microrganismos sensíveis, atuando de forma importante contra bactérias intracelulares. A doxiciclina possui alta solubilidade, penetrando facilmente nos tecidos, podendo ser indicada para diversos tipos de infecções. A eliminação da doxiciclina não envolve a excreção renal, o que permite que seja empregada em infecções sistêmicas em cães e gatos com insuficiência renal.
Como Usar
O produto é apresentado na forma de comprimidos palatáveis e deve ser administrado pela via oral. A dose recomendada é de 5 mg de doxiciclina / kg de peso vivo, a cada 12 horas:
1 comprimido de 200 mg para cada 40 kg de peso vivo.
Fórmula
Cada comprimido contém:
Doxitabs 200mg
Doxiciclina (hiclato) 200mg
Excipientes q.s.p. 440mg
Doxitabs 200mg Antibiótico para Cães e Gatos Biovet
Contraindicação
Deve-se evitar o uso em animais com hipersensibilidade conhecida aos compostos do produto.
Deve-se evitar a administração de tetraciclinas em fêmeas prenhes, uma vez que estes antibióticos atravessam a barreira placentária, podendo produzir deformidades ósseas no feto.
Deve ser utilizado com cautela em filhotes, devido ao risco de alterações dentárias com o uso crônico.
O produto não foi testado para uso em fêmeas lactantes, prenhes e animais idosos, portanto a segurança de uso nestas categorias não foi avaliada.
Reações Adversas
As tetraciclinas (classe à qual pertence a doxiciclina) podem causar irritação tecidual. Este efeito pode provocar manifestações gastrintestinais (náuseas, vômito, diarreia) quando administradas por via oral.
Devido à capacidade que as tetraciclinas têm de se ligar ao cálcio, podem provocar efeitos cardiovasculares (arritmias), além da deposição no tecido ósseo e nos dentes.